Personagem: Prostituta Coca

Sinopse: “O Sr. Galindez” é uma peça do psicanalista, dramaturgo e ator argentino Eduardo Pavlosvsky que precisou fugir do regime argentino em função da sua peça, morando como exilado por vários anos na Espanha. A peça mostra de modo ficcional os porões da tortura política. O Grupo Circo XX foi o responsável por fazer essa ousada montagem no teatro Teatro Ruth Escobar em SP ainda com ditadura no ano de 1979, recebendo inclusive ameaças de bomba por falanges direitistas.

Elenco gaúcho: Zécarlos Machado, Cacá Amaral, Nirce Levin, Gilberto Perin, Maria Clara Jorge e Clarice Muller.

Elenco carioca: Zécarlos Machado, Cacá Amaral, Nirce Levin, José Luis Rodi, Ana Lúcia Torre e Magliani.

Elenco paulista: Zécarlos Machado, Cacá Amaral, Nirce Levin, Luis Damasceno, Flávio Guarnieri, Teresa Freitas, Cristina Rodrigues e Neusa Maia Faro.

Produção: Grupo Circo XX

Assistente de direção: Nyrce Levin

Direção: Paulo Medeiros de Albuquerque

Fotos do espetáculo

jogos2-1

galindez

untitled-1

galindez7

Críticas

“O Sr. Galíndez resultou num espetáculo maduro, sério, de grande importância pela temática e eficiência cênica…a direção obteve um resultado que é um impacto no espectador”  –  Clóvis Garcia – O Estado de São Paulo

 

100

 


“O Sr. Galíndez é um trabalho histórico no teatro brasileiro. Já ví a peça três vezes, pretendo vê-la ainda de novo e desde já considero o espetáculo mais importante do ano.”

Antônio Hohlfeld  –  Correio do Povo – P.Alegre

 

 

064

“…O Sr. Galíndez, é recomendável – sem restrições – , a todos que se interessam por uma arte responsável, muito além da simples diversão.”  

Antônio Chrysostomo  – O Globo

 

 

“A realização do Grupo Circo XX é de uma seriedade e segurança profissional a toda prova”.

Ian Michalsky – Jornal do Brasil

 

galindez5

 

“Nirce Levin, revelação do teatro gaúcho, está em O Sr. Galíndez.”

Armindo Blanco

 

galindez3

 

 

Um espetáculo vital como demonstração de arte teatral, O Senhor Galíndez, como todo bom teatro, acontece e, assim sendo, não deve ser perdido”   

Carlos Ernesto Godoy – Revista Visão

 

 

galindez2

 

… Se o espetáculo atual tocar as pessoas, no mínimo para que fiquem alertas quanto aos acontecimentos trágicos envolvendo exilados e perseguidos políticos latino-americanos e locais, já terá feito muito.” 

Jefferson Del Rios – Folha de São Paulo – 13.08.80

 

 

… Os gritos da prostituta nua (Nirce Levin) em “O Senhor Galíndez”, de braças em cruz sob a empatia das descargas elétricas, despertam estranhos ecos no subconsciente da platéia…”

Armindo Blanco  –  O Pasquim

 

 

“A mistura de atores vindos de Porto Alegre com outros, convidados entre nós, não rompe a unidade do desempenho. O diretor já fizera essa experiência numa segunda temporada de “Jogos na Hora da Sesta”, com bons resultados artísticos…O GRUPO CIRCO XX reafirma ter transcendido as fronteiras de seu Estado, para se distinguir como um dos lúcidos e valiosos elencos brasileiros”

Sábato Magaldi – Jornal da Tarde – 1980

o-senhor-galindez